38ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

NORMAS TRABALHOS CIENTÍFICOS


1. CATEGORIAS:

1. Trabalho Original

1.1. Categoria Sylla Matos para o pôster de Obstetrícia
1.2. Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia
 
2. Trabalhos Acadêmicos – Jovem Pesquisador
2.1 Categoria Jovem Pesquisador em Obstetrícia – José Julio de Azevedo Tedesco
2.2 Categoria Jovem Pesquisador em Ginecologia - Salim Wehba
 
Os Pôsteres selecionados ficarão expostos no sistema de e-pôster durante o período da Jornada.
Os Pôsteres poderão ser acessados por assunto, por número, por autor ou título.
 
ATENÇÃO: Todos os Pôsteres inscritos deverão ser originais, inéditos e escritos em português (trabalhos submetidos em outras línguas serão desclassificados), não podendo ter sido apresentados em Congressos, eventos de Obstetrícia e Ginecologia ou publicados em periódicos científicos. Devem estar rigorosamente em conformidade com este "regulamento"

1. Das datas de recebimento dos trabalhos (resumos)

1.1 A data limite para o recebimento dos trabalhos será: 02/05/2025

2. Do local para o envio dos trabalhos

2.1 Os trabalhos serão submetidos online através do endereço do site do evento www.jornadasantacasa.com.br

  • PDF sem nomes de autores/coautores e instituições;
  • Informar para qual categoria o trabalho está sendo submetido;
  • O autor que enviar o resumo será denominado autor correspondente.
  • O autor correspondente deve informar um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação da Jornada será efetuada via e-mail, inclusive a resposta quanto a aprovação do trabalho. 
  • Os trabalhos devem ser digitados em letra Arial 12, espaço 1,5, justificado, com referências bibliográficas citadas no texto de forma numérica, de acordo as normas da ABNT.
3. Data de resposta com ACEITE: 28/05/2025

3.1 O ACEITE dos trabalhos será encaminhado via e-mail e poderá ser consultado no site da Jornada.

3.2 O trabalho deverá ser submetido exclusivamente pelo autor correspondente. Para submeter o trabalho o autor correspondente deverá estar devidamente inscrito na 38ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo. O autor correspondente deve ser obrigatoriamente o autor apresentador. O sistema não aceitará a submissão de trabalhos cujos autores correspondentes/ apresentadores não possuam inscrição válida.

**Atenção para o deadline. As inscrições da Jornada feitas no último dia de submissão só serão aceitas mediante comprovação.

4. Dos trabalhos originais (inclui revisões sistemáticas e metanálises)

4.1 Nesta categoria o autor correspondente obrigatoriamente deve ser um profissional médico com graduação concluída.

4.2 Título: incluir o título completo do trabalho, em letras maiúsculas;

Ao incluir o nome dos coautores, o autor principal deve colocar o nome completo e o CPF de cada coautor. Essa inclusão é de responsabilidade do autor

principal, e o sistema não aceitará dados incorretos. Todos os autores devem estar devidamente cadastrados no site www.jornadasantacasa.com.br

4.3 Cada pesquisador poderá participar como autor principal em no máximo 3 (TRÊS) trabalhos;

4.4 O número máximo de autores permitido para cada trabalho será 6 (seis);

Instituição: No máximo em uma linha. Nomes ou abreviaturas de nomes terão  apenas a inicial maiúscula (Ex.: Hospital). As siglas serão em maiúsculas (Ex.:FCMSCSP).

4.5 Os trabalhos serão avaliados em seu conteúdo no que se refere à adequação do título, à formulação dos objetivos/hipóteses, à descrição do desenho do estudo/análise estatística, à apresentação dos resultados, à apresentação das conclusões, à relevância clínica e à qualidade da redação.

5. Categorias Especiais:

5.1 Jovem Pesquisador

Esta categoria visa premiar trabalhos que tenham a participação de alunos de graduação. Estes trabalhos deverão ser submetidos no campo “Jovem Pesquisador” e poderão ter no máximo 3 autores: até dois acadêmicos, sendo um o autor principal e o orientador. Serão selecionados quatro trabalhos, dois de obstetrícia e dois de ginecologia, para apresentação oral e serão premiados nesta categoria. 

O trabalho deverá obrigatoriamente ser apresentado oralmente pelo acadêmico. Do contrário, os autores não concorrerão ao prêmio.                                    

Importante: os trabalhos submetidos na categoria “Jovem Pesquisador” não poderão ser submetidos simultaneamente na categoria “Trabalhos Originais” e vice-versa, caso ocorra, serão automaticamente desclassificados.

5.2 Relatos de caso

Esta categoria visa publicar apenas trabalhos que sejam descrições relevantes de casos da prática clínica. São considerados relevantes os relatos de casos

raros ou de apresentação clínica atípica. Estes trabalhos deverão ser submetidos no campo “Relato de Caso”. As regras de autoria e submissão serão as mesmas do item 4.

Não haverá premiação para a categoria “Relatos de Caso”. O melhor relato de cada área (Obstetrícia e Ginecologia) receberá menção honrosa.

6. Autores de trabalhos: acadêmicos de medicina

Os autores alunos de graduação podem submeter trabalhos como autor principal apenas na categoria de Jovem Pesquisador. Podem participar como coautores nas categorias de Relatos de Caso e Trabalhos Originais.

7. Dos resumos dos trabalhos

7.1  O resumo deverá ter no máximo 2500 caracteres (contando os espaços), sem contar título, autores e instituição.

7.2 Não utilizar parágrafos.

No caso de usar abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez que forem inseridas no texto.  Não usar abreviaturas para palavras. Não iniciar sentenças com numerais; Imagens não são permitidas nos resumos;

7.3 A divisão do texto dos trabalhos originais e de Jovem Pesquisador deverá obrigatoriamente ser estruturada em: Objetivos (deve expressar aquilo que os autores desejavam obter com o trabalho), Métodos – dar à casuística e a forma de obtenção dos dados investigados; Resultados – apresentar os resultados estatisticamente significantes; Conclusões – devem estar relacionadas aos objetivos e resultados; Referências Bibliográficas – atualizadas, com no máximo, 20 citações.

7.4 Relatos de caso: deverão conter breve introdução, descrição do caso, sua relevância e seus comentários; Referências Bibliográficas – atualizadas, com no máximo, 20 citações.                                                                                                                                                          

A divisão do texto dos relatos de caso deverá conter obrigatoriamente: Introdução, Descrição do caso, sua Relevância e seus Comentários.

Nota importante: No momento da submissão, será obrigatória a apresentação do número de aprovação do estudo na plataforma Brasil (CAAE) em todas as categorias Jovem Pesquisador / Relato de Caso e Trabalhos Originais. Os Trabalhos sem esse número serão desclassificados, com exceção daqueles que dispensem apresentação ao comitê de ética, conforme resolução 510/2016 de Ética na Pesquisa (“Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP:

1- Pesquisa de opinião pública com participantes não identificados; 2- Pesquisa que utilize informações de acesso público, nos termos da Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011; 3- pesquisa que utilize informações de domínio público; 4-  Pesquisa censitária; 5- Pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de identificação individual; 6- Pesquisa realizada exclusivamente com textos científicos para revisão da literatura científica; 7- Pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito; 8- Atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização”).

8. Da apresentação dos trabalhos aceitos

Os 10 (dez) melhores trabalhos originais (5 de Ginecologia e 5 de Obstetrícia),

os 2 melhores de “Jovem Pesquisador” (1 de Ginecologia e 1 de Obstetrícia)

serão apresentados oralmente em sessão específica durante o Congresso dia 13 de junho das 12h00 às 13h30.

O apresentador de cada trabalho terá 10 minutos para a exposição (08 minutos de apresentação e 2 minutos) para responder as perguntas dos avaliadores). Os trabalhos selecionados para apresentação oral serão divulgados em 02/06/2025, a organização entrará em contato individualmente com os autores principais dos trabalhos aprovados.

9. Prêmios

Concorrerão aos seguintes prêmios:

  • Trabalho Original Ginecologia: Prêmio Ayres Neto

1º Lugar

2º Lugar

  • Trabalho Original Obstetrícia: Prêmio Sylla Matos

1º Lugar

2º Lugar

  • Jovem Pesquisador Obstetrícia: Prêmio Julio Tedesco

1º Lugar

2º Lugar

  • Jovem Pesquisador Ginecologia: Prêmio Salim Wehba

1º Lugar

2º Lugar

  • Relato de Casos: Ginecologia Ayres Neto ou Obstetrícia: Sylla Matos

Menção Honrosa

10. Do formato dos Pôsteres

10.1 O formato do pôster deverá seguir as seguintes regras: conter apenas um slide no formato de 19,05 e largura por 33,36 de altura, no modo retrato (vertical).

10.2 Os pôsteres deverão ser enviados no formato final da apresentação até dia 10 de junho de 2025.

10.3 O título deverá ser o mesmo do resumo. Usar letras maiúsculas. Abaixo do título, com letras menores, colocar os nomes dos autores (escrever o sobrenome com a primeira letra maiúscula, seguido das iniciais em maiúsculas - Ex: Cardoso, RG) e a instituição (no máximo uma linha; nomes ou abreviaturas de nomes terão apenas a inicial maiúscula - Ex: Hospital; as siglas serão em maiúsculas - Ex: FCMSCSP).

Colocar o número do Pôster de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO e a categoria no canto superior DIREITO. O número será fornecido pela Organização no e-mail de aprovação do trabalho.

Fazer legendas para figuras e tabelas.

10.4 Trabalhos originais e Jovem Pesquisador: Apresentar objetivos, métodos, resultados e conclusões em seções separadas e destacadas.

10.5 Relatos de caso: deverão conter breve Introdução, Descrição do caso, sua Relevância e seus Comentários.

Nota 1: O conteúdo do pôster (objetivos, casuística, método, resultados e conclusões) deverá corresponder ao resumo submetido, sob pena de desclassificação.

Nota 2: O cumprimento das regras 10.1 será utilizado como critério de desempate no processo de avaliação dos pôsteres para premiação.

Se ainda assim os trabalhos permanecerem empatados, a apresentação visual do pôster será o critério de desempate, levando em conta a criatividade e a representação gráfica dos dados.

11. Disposições Gerais

11.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica da 38ªJornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo.

11.2 Dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: jornadasantacasa@rgcomunic.com.br

12. CRONOGRAMA

Deadline envio dos resumos: 02/05/2025

Comunicação aos autores: 28/05/2025

Comunicação apresentação oral: 28/05/2025

Envio dos arquivos (e-pôster): 10/06/2025

 

Submeta o seu trabalho