Dados do Trabalho


Título

ESTRESSE OXIDATIVO EM TECIDO OVARIANO CULTIVADO EM MEIO SUPLEMENTADO COM ANETOL OU RESVERATROL

Objetivos

Este estudo objetivou avaliar o impacto do cultivo in vitro de tecido ovariano bovino acrescido ou não de diferentes concentrações de antioxidantes (resveratrol ou anetol) sobre a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs).

Método

Para o experimento, 25 pares de ovários bovinos foram coletados em abatedouros locais. Em seguida, os ovários foram fragmentados (N=42) e cultivados individualmente com 1000 µL de meio contendo: mínimo essencial modificado (a-MEM) e suplementado com BSA, ITS (insulina, transferrina, selênio), glutamina, hipoxantina, estreptomicina, penicilina e amicacina (meio básico=MB). Este meio foi suplementado com diferentes concentrações de anti-oxidantes:  resveratrol [1µM]; resveratrol [2µM]; resveratrol [5µM]; anetol [1000µg/ml]; anetol [1500µg/ml]; e anetol [2000µg/ml]. Para o grupo controle não cultivado (fresco), 3 fragmentos foram selecionados aleatoriamente e imediatamente fixados em paraformaldeído 4%. Para a avaliação de estresse oxidativo foi utilizada a sonda 2′,7′-diclorofluoresceína (DCF) que mede produção de EROs, utilizando-se microscopia confocal.

Resultados

O tecido fresco apresentou menor produção de EROs quando comparado aos fragmentos de todos os grupos cultivados (p<0,05), demonstrando aumento de estresse oxidativo durante o cultivo. A suplementação com anetol ou resveratrol não reduziu a produção de EROS (p>0,05), além disso, a concentração de 2000µg/ml de anetol mostrou-se tóxico ao tecido, o que foi evidenciado pela piora da produção de EROs nos tecidos (p<0,05). Não houve diferença na comparação entre os demais grupos entre si.

Conclusões

Foi demonstrado que o cultivo in vitro de tecido ovariano aumenta a produção de EROs, e os antioxidantes utilizados não foram capazes de diminuir significativamente a produção desses.

Área

Reprodução assistida

Instituições

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA MENEZES CANDIDO SILVA, DEIZE CÁSSIA ANTONINO RISSATO, ISRAEL NUNES SILVEIRA, MAYARA MAFRA SOARES, ANA CAROLINA JAPUR DE SÁ ROSA E SILVA