Dados do Trabalho


Título

EMBRIOES PROVENIENTES DE ESPERMATOZOIDES EXTRAIDOS CIRURGICAMENTE NAO APRESENTAM RISCO AUMENTADO DE ANEUPLOIDIA EM COMPARAÇAO AOS OBTIDOS DO EJACULADO

Objetivos

Avaliar as taxas e os padrões de anormalidades cromossômicas em embriões fertilizados com espermatozoides extraídos do epidídimo e testículo versus do ejaculado.

Método

Estudo retrospectivo que incluiu 243 ciclos de ICSI após recuperação cirúrgica por biópsia testicular, aspiração percutânea do epidídimo ou testículo; e coleta de ejaculado entre 2018 e 2023. Os ciclos com espermatozoides provenientes de ejaculado constituíram o grupo controle. O teste genético pré-implantação para aneuploidias (PGT-A) foi realizado por sequenciamento de nova geração e as anormalidades cromossômicas foram categorizadas como aneuploidia complexa (dois a cinco aneuploidias), caótica (seis ou mais aneuploidias), monossomia (perda cromossômica), trissomia (presença de um cromossomo adicional), além de alterações parciais. A análise estatística foi realizada utilizando o teste qui-quadrado de Person ou Exato de Fisher, considerando um valor de P< 0.05. Os fatores de risco foram estimados através do cálculo de Odds Ratio (OR) e intervalo de confiança 95%.

Resultados

Dos 243 ciclos, foram obtidos 652 blastocistos. 238 pertenciam ao grupo de extração do epidídimo, 168 do testículo e 246 do grupo controle. A taxa de aneuploidia foi equivalente entre os grupos estudados, assim como não houve diferença entre as diferentes categorias de anormalidades cromossômicas.

Conclusões

A taxa de aneuploidia de embriões provenientes de recuperação cirúrgica e ejaculada são similares. Portanto, a extração cirúrgica de espermatozoides, seguidas de ICSI e PGT-A, são abordagens aceitáveis, visto que a origem do espermatozoide não afeta o resultado cromossômico do embrião.

Área

Andrologia

Instituições

Instituto Ideia Fértil de Saúde Reprodutiva - São Paulo - Brasil

Autores

THAIS VENTURA FEITOSA, IVAN HENRIQUE YOSHIDA, LIGIA SOUZA CORDESCO, EMERSON BARCHI CORDTS, CAIO PARENTE BARBOSA