Dados do Trabalho


Título

AS TAXAS DE MATURAÇAO E FERTILIZAÇAO ESTAO CORRELACIONADAS COM A PRODUÇAO DE TNF E IL-6, INDEPENDENTES DE IL-17, EM MULHERES SUBMETIDAS A FERTILIZAÇAO IN VITRO

Objetivos

O objetivo do presente trabalho foi investigar o perfil de citocinas Th1, Th2 e Th17 no soro de mulheres inférteis submetidas a Fertilização in vitro (FIV) após estimulação ovariana.

Método

Foi realizado um estudo piloto do tipo coorte prospectivo com 20 mulheres seguidas pelo ambulatório de reprodução assistida no período de setembro de 2021 a setembro de 2022 em um Hospital Universitário. Como critério de inclusão, selecionamos mulheres que tiveram o diagnóstico de infertilidade por diferentes etiologias, maiores de 18 anos e com indicação de FIV. Todas as mulheres incluídas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As mulheres com doenças autoimunes e doenças crônicas foram excluídas deste estudo. Após o protocolo de estimulação ovariana, 5ml de sangue total foi coletado por punção venosa para a quantificação de citocinas por citometria de fluxo. Considerou significante, para fins estatísticos, o valor de p< 0,05.

Resultados

Houve uma correlação positiva entre a taxa de maturação de oócitos e a quantidade de IL-6 (p<0,043), bem como uma correlação negativa entre a taxa de fertilização e a produção de TNF-ɑ (p<0,037), ambos os resultados independentes da resposta Th17. 

 

Conclusões

Há uma modulação das citocinas pró-inflamatórias no processo de maturação oocitária e de fertilização sugerindo uma contribuição da resposta imune inata. Estratégias para regular essa imunomodulação são ainda pouco estudadas.

 

 

Área

Imunologia reprodutiva

Instituições

Mestrado em Ciências Aplicada à Saúde da Mulher-UFRN-MEJC-Ebserh - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

ARLEN CABRAL BARRETO, LÍVIA CHRISTINA ALVES DA SILVA, JULIANA DANTAS DE ARAÚJO SANTOS CAMARGO, CAROLINA DE OLIVEIRA MENDES AGUIAR, JANAÍNA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS