Dados do Trabalho
Título
A UTILIZAÇAO DE LETROZOL ISOLADO EM RELAÇAO AOS PROTOCOLOS TRADICIONAIS DE ALTA COMPLEXIDADE EM PACIENTES DO GRUPO POSEIDON 4 SERIA UMA OPÇAO? RELATO DE CASO
Introdução
O grupo Poseidon 4, normalmente, possui mal prognóstico com resultados insatisfatórios na estimulação ovariana controlada (EOC) convencional. Neste contexto, torna-se comum o cancelamento de ciclos, assim como a captação de reduzido número de oócitos, mesmo com doses habituais de hormônio folículo estimulante recombinante (FSHr) na alta complexidade. Neste contexto, considera-se como hipótese nula que o uso de inibidor de aromatase (IA) isolado propiciaria resultados reprodutivos semelhantes com melhor custo e facilidade posológica.
Síntese do caso
TMOSE, 42 anos, feminino, branca, nuligesta e infertilidade primária há 3 anos. Portadora de artrite reumatóide controlada com prednisona 5 mg, hipertireoidismo e endometriose grau 4, com acometimento intestinal, endometrioma de 3,5 cm em ovário direito (OD) e endometrioma de 3 cm em ovário esquerdo (OE). Após três tentativas com protocolos convencionais com FSHr 200 UI/dia (Menopur®), bloqueio da ovulação com didrogesterona 20 mg/dia (duphaston®) e trigger com triptorrelina 3 ml (gonapeptyl daily®) houve formação de 1 embrião em D3, semelhante ao último ciclo com IA 2,5 mg, 2 comprimidos/dia por 5 dias e mesmo trigger.
Comentários dos autores
Apesar da escassez de dados sobre estes protocolos, pacientes do grupo Poseidon 4 poderiam se beneficiar do uso isolado de letrozol ao invés das estimulações tradicionais de alta complexidade. A redução do custo e a maior facilidade posológica, dentro de uma proposta de maior individualização e humanização do tratamento, possibilita resultados semelhantes, motivando a busca de novos protocolos que viabilizem um maior número de tentativas, algo geralmente necessário para este grupo.
Área
Reprodução assistida
Instituições
INSTITUTO IDEIA FERTIL - CENTRO UNIVERSITARIO FMABC - São Paulo - Brasil
Autores
FERNANDA GODOY CABRAL DE OLIVEIRA, CAROLINE CASTRUCCI INGOLD, THAIS GIGLIOTTI MALHEIROS LUZO, RENATO DE OLIVEIRA, CAIO PARENTE BARBOSA