Dados do Trabalho


Título

TRIPLA ESTIMULAÇAO OVARIANA CONTROLADA (TRISTIM) COM USO DE PROGESTAGENO ORAL PARA BLOQUEIO DE OVULAÇAO: RELATO DE CASO

Introdução

A estimulação ovariana controlada (EOC) dupla (Duostim) utiliza-se do conceito de múltiplas ondas foliculares em um mesmo ciclo ovariano. Em relação ao triplo estímulo (Tristim), que consiste em associar um terceiro estímulo ao Duostim, ainda há poucos relatos na literatura. Nesse contexto, destaca-se a utilização de progestágeno oral (PO) como bloqueador de ovulação, reduzindo custos no processo e facilidade na via de administração.

Síntese do caso

MCB, 41 anos, feminino, com desejo de produção independente. Na primeira indução, apresentava contagem de folículos antrais (CFA) de 6, sendo captados 7 oócitos maduros (MII). No 7o dia após a punção ovariana foi iniciado o próximo estímulo, CFA 6, evoluindo com 3 folículos maiores e sendo captados 2 oócitos MII. No 13o dia após a punção, CFA de 6, e então foi iniciado o terceiro estímulo. Foram identificados 5 folículos maiores e captados 7 oocitos em MII. Ao término dos três estímulos, portanto, a paciente possuía 16 oócitos em MII. Em todos os estímulos utilizou-se o mesmo protocolo: FSH recombinante 200 UI/dia (Menopur®), bloqueio da ovulação com acetato de medroxiprogesterona 10 mg/dia (provera®) e trigger com triptorrelina 2 ml (gonapeptyl daily®).

Comentários dos autores

Até o nosso conhecimento, este é o primeiro relato de caso de uso de PO na EOC em triplo estímulo. Assim, esse relato reforça a importância do tratamento individualizado no grupo de pacientes más respondedoras e demonstra a possibilidade do uso de PO, permitindo redução de custos e aumentando o conforto da via de administração, sem reduzir a efetividade do tratamento.

Área

Reprodução assistida

Instituições

INSTITUTO IDEIA FERTIL - CENTRO UNIVERSITARIO FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

THAIS GIGLIOTTI MALHEIROS LUZO, CAROLINE CASTRUCCI INGOLD , FERNANDA GODOY CABRAL DE OLIVEIRA, CAIO PARENTE BARBOSA, RENATO DE OLIVEIRA