Dados do Trabalho


Título

EXPERIENCIAS DE CASAIS QUE TIVERAM FILHOS ATRAVES DE FERTILIZAÇAO IN VITRO COM OVODOAÇAO

Objetivos

Investigar experiências de casais heterossexuais que gestaram os filhos a partir da Fertilização in Vitro (FIV) com óvulos doados. 

Método

Pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com delineamento de estudo de casos múltiplos. Participaram três casais heterossexuais com idades entre 36 e 52 anos de idade, todos com filhos com idades entre 6 meses e 3 anos, concebidos por ovodoação utilizando o espermatozoide do homem do casal. Os seis participantes responderam a um questionário sociodemográfico e entrevistas sobre a experiência de maternidade e paternidade, de forma online e síncrona pela plataforma Microsoft Teams. Os dados foram analisados a partir de quatro eixos temáticos que compuseram os casos verticalmente, cruzando-os de forma horizontal para a discussão.

Resultados

O diagnóstico de infertilidade se deu a partir da falência ovariana decorrente de idade avançada, sendo as mulheres as responsáveis pela busca do tratamento. A ovodoação foi aceita como a última oportunidade de alcançar a parentalidade. A presença de material genético alheio repercutiu no imaginário dos homens, mas teve sua importância diminuída pelas mulheres que aspiravam a gestação. Contar ou não para o filho sobre a ovodoação pareceu um tema controverso, necessitando maior tempo e diálogo entre os casais.

Conclusões

A maternidade e a paternidade se concretizaram com o alcance da gestação e a vinculação com o bebê após o nascimento, trazendo satisfação aos casais, mas também enunciando novos desafios, tendo como pano de fundo a experiência da ovodoação.

Área

Reprodução assistida

Instituições

UNISINOS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

BRENDA THAMIRES COMANDULLI, TAGMA MARINA SCHNEIDER DONELLI, FERNANDA KUNRATH ROBIN