Dados do Trabalho
Título
“MANEJO DO ENDOMETRIO FINO REFRATARIO EM PACIENTES SUBMETIDAS A TRANSFERENCIA DE EMBRIOES CONGELADOS NO CENTRO DE REPRODUÇAO HUMANA DO HCRP”
Introdução
O endométrio fino é uma condição mórbida, no qual mesmo na presença de níveis adequados de estrogênio não ocorre o crescimento e espessamento do tecido endometrial de maneira satisfatória, com prejuízo a receptividade e implantação embrionária. Tendo em vista a importância do endométrio na implantação embrionária, esse trabalho tem como objetivo avaliar os ciclos de transferência embrionária, para definir a prevalência de endométrio fino no Laboratório de Reprodução Assistida do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, avaliar a resposta endometrial aos diferentes protocolos de preparo e os desfechos reprodutivos. Foram analisadas as seguintes variáveis: características clínicas e epidemiológicas das pacientes, dados dos ciclos de estimulação ovariana, protocolos de preparo endometrial para transferência de embrião congelado e desfechos reprodutivos.
Síntese do caso
Dentre os 777 prontuários analisados, a prevalência de endométrio fino em ao menos um ciclo de preparo endometrial foi de 8,23%. Entre as pacientes incluídas, a maioria respondeu no primeiro preparo subsequente e 18 foram consideradas refratárias (2,3%). A taxa de cancelamento de ciclos foi de 75% no grupo.
A história de aborto prévio foi de 33% dentre as pacientes com ao menos um ciclo de endométrio fino.
73% das pacientes com endométrio fino no preparo para TEC, apresentou endométrio favorável no ciclo fresco.
Os protocolos que utilizaram a via transdérmica foram mais eficientes em induzir endométrio favorável e, portanto, propiciar a transferência. Entretanto, a taxa de gestação não foi diferente entre os protocolos de preparo.
Comentários dos autores
Impacto do endométrio na implantação embrionária e importância do estudo para avaliar casuística do serviço.
Área
Reprodução assistida
Instituições
FACULDADE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, USP - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAELA DIB ISHIMURA, ANA CAROLINA JAPUR DE SÁ ROSA E SILVA, SERENA ROSSATO