Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DAS TECNICAS DE PROCESSAMENTO SEMINAL, MICROFLUIDO E SWIM-UP, NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO

Objetivos

A qualidade seminal afeta o desenvolvimento embrionário. Esse impacto no tratamento de fertilização in vitro tem sido associado em danos do DNA espermático. Por conta disso, a importância de se ter a implementação de técnicas de processamento que selecionem melhor e que não aumentem esse dano. Atualmente, temos duas opções de processamento, microfluído que demonstra selecionar espermatozoides com menor fragmentação e swim-up que não precisa de centrifugação, etapa que aumenta a fragmentação. O microfluído por se tratar de uma técnica nova tem poucos estudos referentes aos seus desfechos no desenvolvimento embrionário. Nosso objetivo é avaliar desfechos no desenvolvimento embrionário após a utilização de duas técnicas de processamento seminal, microfluído e swim-up.

Método

Estudo retrospectivo incluindo ciclos de ICSI por um ano, processados por swim-up ou microfluído. A coorte deste trabalho incluiu 176 tratamentos sendo divididos pelo processamento seminal utilizado: 44 por microfluído e 132 por swim-up. Avaliamos as taxas de fertilização, de clivagem no terceiro dia de desenvolvimento, de clivagem top quality, de blastocisto e de blastocisto top quality.

Resultados

Valores do grupo swim-up foram melhores nas taxas de fertilizados (p<0,01), clivado top quality (p=0,04), blastocisto (p<0,01) e blastocisto top quality (p= 0.04).

Conclusões

Nossos resultados sugerem uma melhora nos desfechos avaliados na técnica de swim-up. Acreditamos que a técnica de microfluído pode ser benéfica em casos específicos. É necessário ter mais estudos que comparem as técnicas e avaliem taxa de fragmentação. Concluímos que o uso da técnica swim-up como processamento seminal teve impacto positivo no desenvolvimento embrionário em comparação a de microfluído.

Área

Andrologia

Instituições

CITI HINODE - São Paulo - Brasil

Autores

DIANA CAROLINE DA SILVA BASTOS, ELIANA JUNKO MORITA YOKOTA, EDSON LO TURCO, CAMILA MADASCHI REIS, RAFAELA AGUIAR FERREIRA