Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES GENETICAS EM MULHERES COM BAIXA RESERVA OVARIANA

Objetivos

A baixa reserva ovariana idiopática (BRO) está relacionada a diminuição dos folículos em mulheres com menos de 40 anos, cuja causa é pouco compreendida. A BRO esta associada a redução da taxa de gravidez nos procedimentos de fertilização in vitro (FIV) pela escassez de oócitos. Alguns genes como POF1B, BCORL1 e USP9X tem sido relacionados a BRO, com variações no número de cópias (CNV). O objetivo deste estudo foi avaliar o CNV em mulheres com BRO comparada com grupo controle.

Método

Trata-se de um estudo transversal, com 47 mulheres submetidas a ciclo de FIV, idade entre 26 e 40 anos e hormônio folículo-estimulante <10 IU/I. O grupo BRO (n = 26) apresentou contagem de folículo antral (CFA) <5 a 7 folículos, e o grupo controle (n = 21) CFA > 8 e <20. Foram critérios de exclusão mulheres com fenótipo sindrômico de insuficiência ovariana prematura, doenças autoimunes ou recentes casos de caxumba, sarampo, cirurgia ovariana, quimioterapia ou radioterapia, endometriose ou síndrome dos ovários policísticos. O DNA genômico foi obtido de leucócitos e a quantificação de CNV dos genes alvo POF1B, USP9X, BCORL1 e dos genes controles MFN2 e HPRT1 foi realizada por PCR quantitativa. Foi utilizado o teste t de Student e adotado p<0,05.

Resultados

Foi encontrado um maior CNVs para o gene USP9X (p=0,0243), e não houve diferença para os genes POF1B (p=0,1863) e BCORL1 (p=0,3020).

Conclusões

Desta maneira, o CNV do gene USP9X pode ser considerado como marcador prognóstico para BRO; um maior número amostral poderá validar este achado.

Área

Genética

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

HEITHOR DOS SANTOS CIRINO, MURILO RACY SOARES, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES DA SILVA, CRISTIANA LIBARDI MIRANDA FURTADO, ROSANA MARIA DOS REIS