Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇOES GENETICAS EM MULHERES COM BAIXA RESERVA OVARIANA

Objetivos

A baixa reserva ovariana idiopática (BRO) está relacionada a diminuição dos folículos em mulheres com menos de 40 anos, cuja causa é pouco compreendida. A BRO esta associada a redução da taxa de gravidez nos procedimentos de fertilização in vitro (FIV) pela escassez de oócitos. Alguns genes como POF1B, BCORL1 e USP9X tem sido relacionados a BRO, com variações no número de cópias (CNV). O objetivo deste estudo foi avaliar o CNV em mulheres com BRO comparada com grupo controle.

Método

Trata-se de um estudo transversal, com 47 mulheres submetidas a ciclo de FIV, idade entre 26 e 40 anos e hormônio folículo-estimulante

Resultados

Foi encontrado um maior CNVs para o gene USP9X (p=0,0243), e não houve diferença para os genes POF1B (p=0,1863) e BCORL1 (p=0,3020).

Conclusões

Desta maneira, o CNV do gene USP9X pode ser considerado como marcador prognóstico para BRO; um maior número amostral poderá validar este achado.

Área

Genética

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

HEITHOR DOS SANTOS CIRINO, MURILO RACY SOARES, LILIAN ESLAINE COSTA MENDES DA SILVA, CRISTIANA LIBARDI MIRANDA FURTADO, ROSANA MARIA DOS REIS