Dados do Trabalho


Título

MATURAÇAO IN VITRO DE OOCITOS RECRUTADOS DE CICLOS DE REPRODUÇAO ASSISTIDA APOS HIPERESTIMULAÇAO OVARIANA CONTROLADA

Objetivos

Realizar a maturação in vitro de oócitos imaturos procedentes de ciclos de reprodução assistida, e avaliar a taxa de maturação oocitária, aspectos morfológicos e marcadores mitocondriais. 

Método

Estudo experimental desenvolvido no Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foram incluídas mulheres com idade entre 18 e 40 anos, que receberam o diagnóstico de infertilidade conjugal, independente da etiologia, e que assinaram o termo de consentimento. Foram recrutados para maturação in vitro em meio CAPA-MIV, oócitos em estadio de vesícula germinativa (VG) e metáfase I (MI). A maturação oocitária foi avaliada por meio da extrusão do 1º corpúsculo polar, e a análise mitocondrial foi realizada por imunofluorescência. Os resultados foram descritos em média e desvio padrão. 

Resultados

Dados preliminares são referentes a 27 oócitos imaturos, sendo 16 VG e 11 MI, recrutados de 11 mulheres submetidas a hiperestimulação ovariana controlada em ciclos de FIV. Nesta amostra, as mulheres possuíam diferentes causas de infertilidade e, a idade média foi de 36,9±1,97. Durante o processo de maturação, três oócitos foram perdidos. Dos 24 oócitos que completaram a maturação, nove (37,5±40%) atingiram o estadio de metáfase II (MII). Por meio de microscopia confocal, observou-se o padrão de distribuição mitocondrial disperso, estando adequado para oócitos maduros. 

Conclusões

Os dados preliminares mostram que este método de maturação in vitro pode ser promissor para o resgate de oócitos imaturos nos procedimentos de FIV. 

Área

Reprodução assistida

Instituições

USP - São Paulo - Brasil

Autores

ANA LUIZA CAMARGOS MORATO, CAROLINA GENNARI VERRUMA, MARIA CRISTINA PICINATO, CRISTIANA LIBARDI MIRANDA FURTADO, ROSANA MARIA REIS