Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS PROCEDIMENTOS DE REPRODUÇAO HUMANA NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA: FIV E CRIOPRESERVAÇAO.
Objetivos
Comparar o impacto da pandemia da COVID-19 no número de ciclos de reprodução assistida (RA) no Brasil e Estados Unidos (EUA).
Método
Estudo transversal baseado em bancos de dados públicos (SISEmbrio, RedLara e SART) que reportam números de procedimentos de RA. Foram avaliados dados de 2017 a 2021 e análise percentual da variação de ciclos em cada ano.
Resultados
No Brasil observou-se crescimento constante no número de ciclos de 2017 a 2019, com uma queda de 22% em 2020. Por outro lado, houve um aumento significativo no número de ciclos para criopreservação de óvulos em 2020 (105%), comparado aos períodos anteriores. Nos EUA, de 2019 para 2020, observou-se discreta queda (2%) no número de ciclos e uma desaceleração no crescimento de ciclos para criopreservação (7% vs 21% e 35%).
Conclusões
Apesar das sociedades de medicina reprodutiva recomendarem a interrupção de tratamentos de RA, devido a dúvidas sobre a COVID-19, o impacto foi bastante diferente nos países avaliados. No Brasil, a opção de casais por adiar o tratamento, sugerido pelas sociedades especializadas, impactou negativamente o número de tratamentos, já o aumento nas taxas de criopreservação sugere uma preocupação das pacientes quanto ao impacto do tempo no prognóstico reprodutivo. Em contrapartida, nos EUA, a queda nos tratamentos de FIV e o crescimento da criopreservação foram discretos, refletindo uma reação diferente ao período.
Área
Reprodução assistida
Instituições
CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA MONTELEONE - São Paulo - Brasil
Autores
SOFIA MAKISHI SCHLENKER, LUANA SOCIO NISSEL, CARLOS AUGUSTO ZARATE NISSEL, PEDRO AUGUSTO ARAUJO MONTELEONE