Dados do Trabalho
Título
POTENCIAIS RISCOS QUE A EXPOSIÇAO A MICRO E NANOPLASTICOS EXERCEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO FETAL.
Objetivos
Essa revisão tem como objetivo reunir achados acerca da interferência dos micro e nanoplásticos na fertilidade humana e abordar possíveis riscos ao desenvolvimento fetal.
Método
Trata-se de um estudo com levantamento bibliográfico nos bancos de dados Science Direct e Pubmed, utilizando as palavras-chave: microplastics; human placenta; fetus e fertility. No total, 16 artigos científicos publicados entre março de 2018 a março de 2023 foram selecionados.
Resultados
Nesse contexto, métodos espectroscópicos de análise identificaram a presença de micro e nanoplásticos em amostras de placenta humana. Parâmetros como morfologia e composição química foram analisados, revelando uma grande variedade de polímeros, principalmente polietileno (PE) e poliestireno (PS), com tamanho médio de aproximadamente 100 µm. Estudos em camundongos reportaram que as partículas atravessam a barreira placentária, translocando-se para o tecido fetal. Tal exposição revelou estar associada a várias complicações, como distúrbios do metabolismo de ácidos graxos e inibição da proteína quinase A (PKA), estresse oxidativo nas células da placenta, induzindo danos ao DNA, inflamação e apoptose, déficits neurofisiológicos e cognitivos, incluindo a supressão da síntese de GABA e defeitos de tubo neural, e também, restrição de crescimento fetal.
Conclusões
Os artigos analisados fornecem evidências quanto às complicações neurofisiológicas e de metabolismo que as partículas plásticas exercem sobre o sistema reprodutor feminino e desenvolvimento fetal. Novos modelos de pesquisa utilizando microestruturas 3D de características organotípicas semelhantes a placenta humana têm surgido para complementar os estudos em animais, tendo em vista as considerações práticas e éticas que limitam as opções de pesquisa em seres humanos.
Área
Imunologia reprodutiva
Instituições
Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
FERNANDA PERINI CONCATTO, EDUARDO PANDOLFI PASSOS, PAULA BARROS TERRACIANO