Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DAS TAXAS DE MANUTENÇAO DO SISTEMA INTRAUTERINO LIBERADOR DE LEVONORGESTREL 52 MG EM MULHERES JOVENS NOS PRIMEIROS CINCO ANOS DE USO E NOVA ESCOLHA CONTRACEPTIVA APOS

Objetivos

avaliar as taxas de manutenção do sistema intrauterino liberador de levonorgestrel 52 mg (SIU-LNG) em adolescentes e mulheres jovens durante o seguimento de cinco anos e nova escolha contraceptiva após esse período.

Método

Trata-se de estudo de coorte prospectivo conduzido em um Serviço de Planejamento Familiar em centro terciário, onde foram acompanhadas 100 mulheres saudáveis, entre 15-24 anos, no período de junho de 2017 a dezembro de 2022, que usaram o SIU-LNG com objetivo principal de contracepção. Dados contínuos foram relatados como média ±DP e intervalo (mínimo-máximo). As variáveis categóricas foram descritas como porcentagens.

Resultados

A idade média das pacientes foi 22 ±1,9 anos (16-24 anos) no momento da inserção e de 27,2±1,8 anos ao final do quinto ano. As taxas de manutenção do SIU-LNG foram de 89,1% (82/92), 82,9% (72/87), 75,3%(64/85), 70,5% (60/85) e 64,2% (54/84) no primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto anos de uso, respectivamente. Trinta participantes descontinuaram o uso do SIU-LNG. Houve perda de 16 pacientes. Após o quinto ano, 23 pacientes optaram pelo uso extendido do SIU-LNG 52 mg, 24 optaram por inserir um novo SIU-LNG 52 mg, três optaram por mudar para o SIU-LNG 19 mg, duas optaram por inserir o dispositivo intrauterino de cobre. Duas pacientes optaram por não usar nenhum método contraceptivo. 

Conclusões

O SIU-LNG apresentou em nosso trabalho elevadas taxas de manutenção durante 5 anos de uso. Todas as pacientes que completaram o estudo e precisaram de contracepção após o quinto ano optaram por métodos contraceptivos de longa duração (LARC).

 

Área

Anticoncepção

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

ELAINE CRISTINA FONTES OLIVEIRA, LETICIA GOMES SANTOS, ANA LUIZA LUNARDI ROCHA