Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 SOBRE UM CASAL EM REPRODUÇAO ASSISTIDA

Introdução

O presente trabalho pretende trazer a intervenção psicológica feita com um casal em tempos pandêmicos, valorizando-se a investigação clínica e tendo como abordagem teórica a psicanálise de orientação Lacaniana, mantendo sua inter-relação com a psicologia da saúde no modelo biopsicossocial e interdisciplinar. Escolheu-se a via do caso clínico, como uma conduta ética que cabe exclusivamente a esta experiência, no um a um. A escrita deste caso foi construída a partir das falas de um casal, alternadas por consultas individuais com apenas a esposa, em tratamento de fertilização in vitro, buscando formar um texto coerente que foi transcrito logo após as consultas, a partir de uma escuta flutuante da analista.

Síntese do caso

Apresenta-se uma mulher de quarenta anos, casada, funcionária pública bem- sucedida, vinda de cinco anos de tentativas frustradas de engravidar via reprodução assistida.Associou-se os riscos pandêmicos; a possibilidade de morte mais presente em um processo gestacional; as viagens para um centro de reprodução e as estratégias reais que, cuidadosamente, o casal teve que pensar, validar e seguir. Cercados de todo cuidado, realizou-se, sem sucesso, o processo de transferência de dois dos embriões congelados. Não chegaram a uma gravidez.

Comentários dos autores

Impossível falar do manejo de uma crise externa, sem cuidar da crise interna.Toda a intervenção psicológica foi baseada na compreensão de que não se poderia desligar o medo,intensificado pela pandemia, mas, sim, aprender a manejá-lo, e o casal foi atrás de estratégias que os auxiliassem a sentir a ameaça, mas que não os impedissem de pensar e inventar caminhos alternativos.

Área

Reprodução assistida

Instituições

Humana Medicina Reprodutiva - Goiás - Brasil

Autores

PATRICIA MARINHO GRAMACHO