Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS SÉRICOS DE PROGESTERONA NO PREPARO ARTIFICIAL DE ENDOMÉTRIO PARA TRANSFERÊNCIA DE EMBRIÕES: UM ESTUDO OBSERVACIONAL.

Objetivos

Os objetivos deste estudo observacional consistem em determinar o nível sérico de progesterona durante o suporte de fase lútea no preparo endometrial artificial para transferência de embriões, estabelecer uma associação entre o nível circulante de progesterona e idade materna e determinar a taxa de gravidez laboratorial correlacionada ao nível sérico deste hormônio.

Método

Trata-se de um estudo observacional descritivo realizado com uma coorte de 32 mulheres inférteis submetidas ao preparo endometrial artificial para transferência de embriões no Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan, no ano de 2022.Os dados foram obtidos de prontuários clínicos e  laboratoriais. As mulheres elegíveis na faixa etária de 26 a 48 anos encontravam-se em ciclo de transferência de  embriões congelados e a fresco, com blastocisto de alta qualidade e sem a execução da análise genética. As pacientes submeteram-se a um preparo endometrial artificial padronizado e foram realizadas duas medições de progesterona sérica  em períodos distintos: uma antes do suporte lúteo e outra no quarto dia.Utilizamos a análise de regressão linear com objetivo de verificar uma associaçao entre as variáveis: nível sérico de progesterona, idade e gravidez.

Resultados

Dentre os resultados: o nível sérico de progesterona entre 10,3 e 29,65 ng/ml estaria associado a uma elevação na taxa de gestação laboratorial, concentrando-se entre 16 ng/ml (± 3,7).

Conclusões

Concluindo-se que o nível sérico de progesterona no dia da transferência do embrião em preparo endometrial artificial poderia estar associado ao sucesso do resultado final.   

Área

Reprodução assistida

Instituições

CENTRO DE REPRODUÇÃO HUMANA WAHIB HASSAN - São Paulo - Brasil

Autores

DANIELA FINK HASSAN, KARINA FATTORI