Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO E ATITUDES DE MULHERES SURDAS EM RELAÇAO A METODOS CONTRACEPTIVOS: UMA REVISAO SISTEMATICA

Objetivos

Identificar o conhecimento e a atitude de mulheres surdas em relação a métodos contraceptivos.

Método

Revisão sistemática da literatura (PROSPERO CRD42021277635) realizada entre agosto de 2021 a abril de 2022, utilizando a estratégia PICO. Os estudos incluídos focaram no conhecimento e nas atitudes de mulheres surdas em relação a métodos contraceptivos.

Resultados

Incluídos 18 artigos, total de 245.242 participantes. O conhecimento sobre métodos contraceptivos entre surdas foi considerado baixo em 11 artigos. Em 4 artigos, os métodos de barreira e de curta duração foram mais conhecidos, seguido dos métodos comportamentais. Os métodos reversíveis de longa duração foram menos conhecidos. Atitude em relação a métodos contraceptivos entre surdas foi satisfatória considerando aderência aos contraceptivos. Motivos de uso dos contraceptivos entre mulheres adultas foram evitar a gravidez e entre as adolescentes, evitar o HIV. Razões apresentadas para o abandono do método foi desejo reprodutivo e o medo de efeitos colaterais. Barreira apontada em 13 artigos para uso informado de contraceptivos foi de comunicação e o facilitador, os amigos.  A taxa de uso de contraceptivos mostrou ser maior entre métodos de barreira (28,6%) e de curta duração (15,8%). Entre adolescentes, a prática do coito interrompido foi maior do que o uso de preservativos. Não foi identificado estudo de intervenção para melhorar a tomada de decisão no uso informado de contraceptivos.

Conclusões

A atitude de aceitação sobre uso dos contraceptivos foi favorável e o conhecimento foi considerado baixo, devido a barreiras de comunicação e pouco conhecimento sobre métodos de maior efetividade.

Área

Anticoncepção

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA FUSTER BARBOSA, EDSON SANTOS FERREIRA-FILHO, EDMUND CHADA BARACAT, JOSÉ MARIA SOARES-JÚNIOR, ISABEL CRISTINA ESPOSITO SORPRESO