Dados do Trabalho


Título

NASCIDO VIVO DE OVULOS PROPRIOS DE PACIENTE COM SINDROME DE KALLMANN.

Introdução

A Síndrome de Kallmann é uma condição rara e gênica (1/50.000 mulheres e 1/10.000 homens) que afeta a produção de hormônios reprodutivos, resultando em infertilidade e alterações no desenvolvimento sexual. Esta síndrome é caracterizada por hiposmia ou anosmia e hipogonadismo hipogonadotrófico, que é a diminuição ou ausência de hormônios reprodutivos.

Síntese do caso

Apresentamos o caso de uma mulher de 32 anos que procurou ajuda por infertilidade. Sua história clínica apresentava amenorréia primária, hiposmia e quadro laboratorial compatível com hipogonadismo hipogonadotrófico. Neste momento foi diagnosticada com Síndrome de Kallmann. Após avaliação minuciosa foi indicado estimulação ovariana com gonadotrofina e coito programado, sem sucesso. Sugerido o uso de técnicas de reprodução assistida (TRA) com nova estimulação ovariana resultando na recuperação de 5 oócitos sendo 2 maduros, ambos fertilizados e cultivados até o 3º. dia de desenvolvimento (8 e 5 células sem fragmentação). Os embriões foram congelados e posteriormente transferidos com sucesso após preparo artificial do endométrio. Evoluiu com gestação única, pré-natal sem intercorrências e parto a termo sem complicações maternas e fetais.

Comentários dos autores

Este relato de caso destaca a importância do diagnóstico de Síndrome de Kallmann como causa da amenorréia primária e infertilidade. É importante que os especialistas estejam familiarizados com esta síndrome para indicar o tratamento adequado, como estimulação hormonal e até técnicas de reprodução assistida, possibilitando deste modo a gestação com os próprios óvulos.

Área

Reprodução assistida

Instituições

CITI Hinode - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA ALTHOE SATLHER, BARBARA ARIVETTI, CAMILA MADASCHI, RAFAELA AGUIAR, ELIANA JUNKO MORITA