Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS NUTRICIONAIS E PADRAO ALIMENTAR DE MULHERES INFERTEIS ACOMETIDAS PELA SINDROME DOS OVARIOS POLICISTICOS

Objetivos

O objetivo do estudo foi avaliar os aspectos nutricionais e o padrão alimentar de pacientes inférteis diagnosticadas com a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) pelos critérios de Rotterdam.

Método

Foi realizado um estudo transversal e observacional com 30 mulheres diagnosticadas com  SOP em atendimento no ambulatório de reprodução humana de um hospital público de Porto Alegre com idade entre 18 e 45 anos entre abril e agosto de 2022. Foram avaliados hábitos de estilo de vida, medidas antropométricas, exames laboratoriais e o padrão alimentar por meio da consulta ao prontuário e entrevista face a face. Para a análise do padrão alimentar, estratificou-se cada alimento do Questionário de Frequência Alimentar (QFA) em seus respectivos grupos alimentares, a frequência de consumo foi convertida em consumo diário e as porções estimadas em gramas ou mililitros. Utilizou-se os métodos estatísticos descritivos (média aritmética) para a obtenção dos hábitos alimentares.O Comitê de Ética em Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição aprovou o projeto de pesquisa: CAEE - 54369021.5.0000.5530.

Resultados

Os resultados revelam alta prevalência de sobrepeso (26,7%), obesidade (63,3%) e adiposidade abdominal (80%). Mais da metade das mulheres nunca engravidaram e aproximadamente 96% estão há mais de dois anos tentando engravidar. Com relação à alimentação, os alimentos e bebidas mais consumidos foram arroz branco, macarrão, carne vermelha, chimarrão, refrigerante, entre outros.

Conclusões

Os achados apontam para a necessidade de intervenções nutricionais e de mudança no estilo de vida para a melhoria clínica dos
sintomas presentes na SOP, redução do índice de massa corporal e indução da ovulação.

Área

Infertilidade conjugal

Instituições

Hospital Fêmina - Grupo Hospitalar Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

TAÍS OURIQUE NUNES ROZENQUANZ, ANDREA PRESTES NÁCUL