Dados do Trabalho
Título
OS (DES)CAMINHOS DA INFERTILIDADE: EXPERIENCIAS EMOCIONAIS DE CASAIS EM REPRODUÇAO HUMANA ASSISTIDA
Objetivos
O presente estudo trata-se de parte de uma pesquisa ampla sobre casais que estão em processo de Reprodução Humana Assistida (RHA), com o objetivo de compreender suas experiências emocionais diante da infertilidade e dos processos de RHA, além de identificar as percepções do homem e da mulher na vivência dessa realidade.
Método
Trata-se de um delineamento qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, a partir do estudo de casos múltiplos realizado entre fevereiro e novembro de 2022 com quatro casais heterossexuais recrutados através do critério de acessibilidade. Como critérios de inclusão, considerou-se casais inférteis independente da origem da infertilidade e do tempo de tentativas, sem filhos, que estão passando e/ou passaram pelo processo de RHA. A amostra compôs-se pelos dados de mulheres maiores de idade até os 50 anos e de homens entre 35 e 55 anos. Os componentes de cada casal foram entrevistados separadamente.
Resultados
Depreendeu-se que os casais que se submetem aos tratamentos para infertilidade vivenciam grande dispêndio tanto no físico, quanto no emocional e no financeiro, sendo que as mulheres mencionaram um abalo mais severo no físico e emocional, ao passo que os homens destacaram maior desgaste no emocional e financeiro.
Conclusões
Embora se saiba que para se constituir uma vida satisfatória não seja necessário ter uma família com filhos biológicos, procriar naturalmente ainda se configura como um atributo de poder, e não o fazer, pode implicar em sentimentos de incompetência e desvalor, acarretando para os que vivem essa dificuldade, significativos sentimentos de inadequação, além de ansiedade e tristeza.
Área
Reprodução assistida
Instituições
Universidade Franciscana - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
THALYTA FREITAS DOS SANTOS LAGUNA, CRISTIANE BOTTOLI, ROSE MARIE MASSARO MELAMED, MARCIA ELISA JAGER, MARINA PERIPOLLI ANTONIAZZI