Dados do Trabalho


Título

MELATONINA ALTERA PROLIFERAÇAO NAS CELULAS DA GRANULOSA ‘’IN VITRO’’: EFEITO DOSE DEPENDENTE

Objetivos

Avaliar diferentes doses da melatonina sobre o crescimento das células da granulosa. 

Método

Estudo experimental com células granulosas humanas obtidas de aspirados de líquido folicular destinados à eliminação, resultantes da coleta de ovócitos. As células granulosas foram coletadas de pacientes em tratamento no Centro de Reprodução Humana Governador Mário Covas. Foram selecionadas 8 pacientes entre 10 de outubro de 2022 a 10 de dezembro de 2022, mulheres entre 20 e 38 anos de idade com mais de 5 folículos, pacientes com endometriose e folículos menores de 5 não foram inclusas no estudo. As células foram tratadas por quatro dias em cultura celular com diferentes concentrações de melatonina a) 0,1uM, b) 1uM, c) 10uM, d) veículo. Os grupos foram comparados com o veículo. Os dados foram submetidos à análise estatística com o auxílio do GraphPad Prism. 

Resultados

As células proliferaram mais nas doses de 0,1uM e 1uM em 72h e 96h: controle x 0,1uM (p<0.001; 24hx72h), controle x 1uM (p<0.05; 24hx96h). Não houve diferença estatística ao comparar as demais concentrações e tempos (p>0.05). 

Conclusões

Nossos dados sugerem que a melatonina em baixa dose pode atuar na proliferação de células granulosas e doses maiores podem reduzir o crescimento. 

Área

Infertilidade conjugal

Instituições

LIM-58, Disciplina de Ginecologia, Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - São Paulo - Brasil - São Paulo - Brasil

Autores

GIOVANNA SANTOS CAVALCANTI, KATIA CÂNDIDO CARVALHO, PEDRO AUGUSTO ARAÚJO MONTELEONE, EDMUNDO CHADA BARACAT, JOSÉ MARIA SOARES JÚNIOR