Dados do Trabalho


Título

OVODOAÇAO NA REPRODUÇAO ASSISTIDA

Introdução

Solicitei para paciente relatar sua trajetória até acessar a reprodução assistida, ela discorreu todo processo minuciosamente, se emocionou e está decidida em realizar a ovodoação.

Contou que não é fácil, mas se essa é a única possibilidade para gerar, ela está disposta a tentar e está em comum acordo com o marido; ela quer olhar para trás e ter a sensação de que fez o que foi possível para realização desse desejo.

Síntese do caso

Fora realizado intervenção falando sobre o quanto ela está envolvida nesse projeto parental, que esse bebê já faz parte da vida do casal porque ele já foi projetado, e que juntos (me referi à equipe da clínica), iremos trabalhar para que esse desejo de se tornarem pais seja efetivado através das diferentes possibilidades da reprodução assistida.

Comentários dos autores

Expliquei para paciente que se tratando de ovodoação, é indicado fazermos um trabalho terapêutico no sentido de elaborar o luto causado pela infertilidade na mulher e a renúncia desta ao desejo de gerar um filho biológico com sua carga genética, possibilitando assim constituírem-se pais (me referindo ao casal).

Paciente relatou que gostou da nossa conversa, que a palavra que representou a sessão é SUPERAÇÃO, porque ela não achava que conseguiria se abrir como fez.

Área

Reprodução assistida

Instituições

clinica de reprodução - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

VÍVIAN LIMA CORREIA FELIZARDO