Dados do Trabalho


Título

ASSOCIAÇAO DA COVID-19 COM O NUMERO DE COPIAS DO GENE TSPY

Objetivos

Infecções virais, como na COVID-19, podem afetar os gametas masculinos. O gene TSPY (Testis-Specific Protein Y-encoded) possui aproximadamente 35 cópias em humanos e está envolvido com a divisão meiótica de espermatogônias e espermatócitos primários. Este trabalho teve como objetivo verificar a existência de associação entre a infecção por COVID-19 e a variação do número de cópias (CNV) do gene TSPY.

Método

Trata-se de um estudo observacional transversal, com 30 homens com diagnóstico prévio de COVID-19 e 30 homens controle sem histórico, sintomas e/ou exames laboratoriais sugestivos de COVID-19, com idade entre 18 e 55 anos. Os critérios de exclusão foram tabagismo, uso de álcool ou drogas ilícitas, anomalias genéticas, trauma testicular, infecções urogenitais, câncer e endocrinopatias. Foi coletado sangue periférico de todos voluntários e analisado o DNA por meio de PCR quantitativa do gene TSPY. Os dados foram analisados pelo teste T-Student e coeficiente de correlação de Pearson, sendo considerado p

Resultados

O grupo COVID-19 teve um número médio de cópias do gene TSPY 1,39 vezes maior que o grupo controle, porém sem diferença (p=0,2873). O grupo controle teve associação inversamente proporcional entre a diminuição do CNV-TSPY e a motilidade espermática total (p=0,0041) e a vitalidade (p=0,02); e associação diretamente proporcional entre o aumento do CNV-TSPY e a quantidade de espermatozoides imóveis (p=0,0047).

Conclusões

Este é o primeiro estudo da literatura a analisar a correlação entre CNV-TSPY e COVID-19. O maior número de CNV-TSPY pode estar relacionado a alteração nos parâmetros seminais.

Área

Genética

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ PARREIRA SANTOS, HEITHOR DOS SANTOS CIRINO, CAROLINA GENNARI VERRUMA, ROSANA MARIA DOS REIS, MURILO RACY SOARES