IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Tratamento Cirúrgico Robótico-assistido de Endometriose Severa em paciente no climatério: um relato de caso

Descriçao do caso

A endometriose é uma condição crônica em que o endométrio (camada de revestimento interno do útero) se implanta em regiões extra-uterinas, como nos ovários, trompas, peritônio, intestino, bexiga, entre outros. Os implantes de endometriose, por estimulo hormonal e no ciclo menstrual, respondem se espessando, sangrando e descamando, mas, nos casos de outros órgãos, sem uma rota de saída do corpo - gerando dor intensa.
O objetivo deste relato de caso é apresentar o tratamento cirúrgico de alta complexidade de Endometriose Severa, com tecnologia robótico-assistida, realizado a uma paciente brasileira no climatério.
Paciente do sexo feminino, parda, casada, aos 54 anos de idade, nega alergias ou vícios. Portadora de Endometriose Severa. Antecedente cirúrgico pessoal de Histerectomia Subtotal há 20 anos. Foi submetida a Videolaparoscopia Robótico-assistida para Adesiólise com liberação de fundo de saco posterior + Tratamento Cirúrgico da Endometriose Peritoneal com ressecção de lesões + Ureterólise Bilateral + Neurólise Esquerda + Ressecção de Ligamentos uterossacros + Ressecção de Lesão de septo reto-vaginal + Ooforectomia Bilateral + Traquelectomia + Abordagem Intestinal à “Shaving" + Apendicectomia.
Configuração da Sala Cirúrgica:

• Posição litotômica

• Plataforma Robótica de quarta geração

• Side docking direito com utilização de quatro braços robóticos

• Punção acessória com trocarte descartável de 12mm para assistência laparoscópica.
O diagnóstico e tratamento cirúrgico da endometriose são complexos e estratégias minimamente invasivas visam aprimorar o controle da doença e a favorecer a recuperação 
e retorno precoce para as atividades. Cirurgias robótico-assistidas fornecem maior precisão a medida que permitem dimensionamento dos movimentos, articulação dos braços, alcance de estruturas de difícil acesso, visão do campo cirúrgico estável e de forma tridimensional. O treinamento do cirurgião ginecológico é fundamental para gerenciar os sintomas e proporcionar maior qualidade de vida às pacientes.

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA NICOLAU DA COSTA CHADY, GABRIEL RAMON MATAVELLI CASSEB, CAROLINE AWOKI FERRANDEZ, ROBERTA FERRAZ SALLES KESSELRING, ROGERS CAMARGO MARIANO DA SILVA, MARCOS TCHERNIAKOVSKY, THOMAS MOSCOVITZ, MILTON WAJMAN