Dados do Trabalho
Título
Câncer de endométrio em paciente com desejo de preservação de fertilidade
Descriçao do caso
Paciente do sexo feminino, 31 anos, nuligesta, com infertilidade primária. Encaminhada do serviço de reprodução humana com suspeita de pólipo endometrial.
Submetida a histeroscopia para polipectomia, apresentou anatomopatológico compatível com carcinoma de endométrio do tipo endometrióide G1 (FIGO).
Devido desejo reprodutivo da paciente e não concordância da mesma em realizar histerectomia. O tratamento conversador foi proposto em conjunto com as equipes de oncologia e reprodução humana.
Realizada então ressonância magnética para estadiamento, que não apresentou invasão miometrial bem como ausência de linfonodomegalia, sendo então estiada como estágio 1A1 ( FIGO 2023).
Conforme o guideline de preservação de fertilidade em câncer de endométrio de 2023 realizado em conjunto pela ESGO/ESHRE/ESGE, a paciente encontrava-se nos critérios para tratamento conservador.
Foi submetida então a ressecção endometrial histeroscópica seguida da inserção de SIU - levonorgestrel
Após três meses, foi submetida a nova histeroscopia com biopsia dirigida que apresentou anatomopatológico hiperplasia endometrial sem atipias.
O seguimento proposto para o caso é realizar três biopsias em 3,6 e 9 meses. Após resultado negativo dessas três avaliações, a paciente será liberada para transferência de embrião.
Até o momento, a paciente vem apresentando resposta satisfatória ao tratamento.
Área
Prêmio melhor vídeo de Histeroscopia
Instituições
Hospital da Mulher - São Paulo - Brasil
Autores
TAMARA WELLIS THOMPSON, Catharina Braga, Màrcia Penteado