IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Miomectomia robótica para útero de grande volume

Descriçao do caso

Objetivo do vídeo é demonstrar a aplicabilidade da cirurgia robótica para miomectomia em útero de grande volume.
O relato de caso ilustrado no vídeo é de uma paciente feminina, 45 anos, nuligesta e com desejo reprodutivo. Diagnosticada com mioma há 5 anos em crescimento progressivo. RM de pelve evidenciava útero com volume de 1156cm³ as custas de múltiplos miomas FIGO 3-6, sendo o maior istmo-cervical medindo 11,7cm. Sem condições pessoais para cirurgia de imediato, optado por realização de análogo de GnRH seguido por miomectomia robótica.
Paciente sob anestesia geral, posição ginecológica modificada, com braços ao longo do corpo. Utilizado 4 portais robóticos em fossas ilíacas esquerda, direita, umbilical e paraumbilical esquerdo, e um trocarte acessório em região paraumbilical direita. Docking do sistema robótico foi realizado guiado para pelve.
Realizado miomectomia com enucleação de 18 nódulos miometriais. Paciente evoluiu com boa recuperação pós operatória, anemia leve com necessidade de ferro endovenoso e alta hospitalar após 24 horas.
A miomectomia robótica oferece melhor visualização, maior precisão dos movimentos e ergonomia para o cirurgião, trazendo maior segurança e melhores desfechos em cirurgias desafiadoras.

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

TAINÁ DE OLIVEIRA ROCHA, Letícia Sampaio Vilas Boas, Tiago Cabredo Dantas, Fernanda Mello Dishchekenian, Gustavo Anderman Silva Barison, Mariana Corinti Son, Mariano Tamura Vieira Gomes