Dados do Trabalho
Título
Incidência de tumor neuroendócrino de apêndice nas apendicectomias laparoscópicas em pacientes portadoras de endometriose intestinal num centro de referência privado. Série de casos.
Introdução
A endometriose do apêndice é incomum, representando cerca de 1% de todos os casos de endometriose. Entretanto, a endometriose é encontrada no apêndice em aproximadamente 8-13% dos pacientes com endometriose profunda e é particularmente comum em pacientes com formas graves de endometriose profunda. Os tumores neuroendócrinos (NET) são as neoplasias mais comuns do apêndice e podem ser mal diagnosticados quando há múltiplas lesões de endometriose na pelve.
Objetivos
Avaliar a incidência de NETs em pacientes portadoras de endometriose intestinal submetidas a apendicectomia laparoscópica.
Métodos
Estudo retrospectivo utilizando dados eletrônicos registrados prospectivamente. Foram avaliadas todas as apendicectomias laparoscópicas em portadoras de endometriose intestinal no período de abril de 2012 a abril de 2024 e os resultados de anátomo patológico.
Resultados
Foram realizadas 78 apendicectomias laparoscópicas, e foram diagnosticados 6 casos (7.7%) de NETs. A idade média das pacientes no momento da cirurgia foi de 35,2 anos (24-51 anos). A cirurgia principal foi a ressecção segmentar em 46 pacientes, ressecção em disco em 22 casos, 12 foram submetidas a nodulectomia shaving), e 5 submetidas a enterectomias. Em 10 pacientes foi feita histerectomia laparoscópica associada. O tempo médio de internação foi de 1,5 dias (1-3 dias) e o tempo cirúrgico foi de 125 minutos (45 a 300). Não houve sinais de recidiva dos NETs num período médio de seguimento de mais de 2 anos.
Conclusões
A frequência de neoplasia apendicular foi de 1 a cada 12 apendicectomias em pacientes com endometriose intestinal. Essa série de casos reforça a necessidade de abordagem cuidadosa dessas lesões e reforça a indicação de apendicectomia quando o apêndice é afetado no quadro de endometriose. Apesar do diagnóstico mais provável de endometriose apendicular, os NETs não podem ser descartados por exames de imagem e ambas as condições podem ocorrer nos mesmos pacientes.
Referências Bibliográficas
(IRB protocol, CAAE: 31679420.3.0000.5440; Ethics Committee Approval: 4.029.839/2020)
Área
Prêmio melhor pôster de Laparoscopia e doenças relacionadas
Instituições
HCFMRPUSP - São Paulo - Brasil
Autores
CARMEN CAROLINA FURIGO MONTEIRO, Rogerio Serafim Parra, Jose Vitor Cabral Zanardi, Fernando Passador Valerio, Marley Ribeiro Feitosa, Jose Joaquim Ribeiro da Rocha, Omar Féres