IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Endometriose profunda, com lesão intestinal de reto, e de ceco.

Descriçao do caso

Paciente de 36 anos, nulípara, sem desejo gestacional, apresentando dismenorréia de caráter progressivo iniciada há 4 anos, com várias idas ao pronto atendimento devido a dor pélvica, irradiada para região lombar. Sem melhora com medidas clinico farmacológicas;
RNM da pelve com preparo para endometriose: kissing ovaries; endometriomas de ovários; lesão em manto em região retro cervical uterina, de 4cm infiltrando paramétrio esquerdo e ligamentos uterossacros; nódulo de 1,7cm em reto médio, a 11,3cm da borda anal, acometendo até submucosa, por 20% da circunferência; nódulo em ceco de 2cm, acometendo até submucosa, em contato com o corno uterino direito.
Neste vídeo mostramos e execução da cirurgia, que consiste na remoção de toda a doença, com ênfase na peritonectomia pélvica sistematizada, para que possamos evitar lesão de estruturas nobres como ureteres e ramos nervosos. A histerectomia total foi realizada pois a paciente não tem desejo gestacional. Ooforectomia esquerda foi realizada, pois este ovário se apresentava completamente doente.
A paciente evoluiu sem intercorrências, tendo a dieta via oral introduzida no mesmo dia da cirurgia. A alta hospitalar foi realizada no D2 pós operatório, e o dreno foi retirado no D7 de pós operatório.

Área

Prêmio melhor vídeo de Laparoscopia

Instituições

Mínima Cirurgia - Espírito Santo - Brasil

Autores

PEDRO BRIGGS FERNANDES, JOÃO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR, José Ozório Barbosa de Oliveira, Alexandre Magno de Freitas Martins