IX Congresso Brasileiro de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de Adenocarcinoma de Endométrio Através da Histeroscopia Ambulatorial

Descriçao do caso

OBJETIVO: O objetivo deste estudo é retratar o caso de uma paciente com diagnóstico de câncer de endométrio, tratada com ressecção histeroscópica e inserção de dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel.
MÉTODOS: Relato de cado de uma paciente de 76 anos com diagnóstico de adenocarcinoma estádio I, grau 1, com múltiplas comorbidades associadas. Devido a problemas de saúde concomitantes que predispõem a paciente a um maior risco cirúrgico, foi realizada uma ressecção histeroscópica da lesão em consultório, seguida da introdução de dispositivo intrauterino liberador de levonorgestrel.
RESULTADO: Foi realizada ressecção histeroscópica do tumor, seguida de inserção do DIU, e identificada remissão completa da lesão após o tratamento, não sendo identificadas alterações nos resultados patológicos recentes.
CONCLUSÃO: O caso enfatiza a importância do tratamento histeroscópio de câncer de endométrio, principalmente nos casos em que as pacientes apresentam múltiplas comorbidades.

Área

Prêmio melhor vídeo de Histeroscopia

Instituições

Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo - Brasil

Autores

MARINA MARTINELLI SONNENFELD, Marcos Tcherniakovsky, Waldemar de Almeida Pereira de Carvalho, Fernanda Lellis Pimentel, César Eduardo Fernandes, Thomas Moscovitz