Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho


Título

MOMENTO OPORTUNO PARA O PARTO APOS CORTICOIDE PARA MATURAÇAO PULMONAR

Objetivos

Avaliar o momento ideal para o parto após administração de corticoide para maturação pulmonar, visando a redução da morbimortalidade neonatal.

Métodos

Este estudo consiste em uma revisão de produções científicas, publicadas em bases de dados online, como PubMed, SciELO e LILACS, entre 2007 e 2020, até o período de maio de 2023.

Resultados

Há mais duas décadas, os corticosteroides têm sido recomendados para aumento da produção de surfactante intraútero, em casos de risco para parto prematuro nos próximos sete dias, devido indícios de duração do efeito entre dois a sete dias após dose inicial. Em contrapartida, autores como Gates e Brocklehurst questionam estas evidências, devido determinação arbitrária de 24 horas a 7 dias para ponto de corte dos subgrupos, período este posteriormente reproduzido em estudos subsequentes, sem revisão a respeito do pico e duração da ação dos corticosteroides após sete dias da administração, podendo possivelmente apresentar uma duração do efeito maior que o inicialmente estimado. Ademais, o intervalo de tempo entre a randomização e o parto não foi estabelecido no início da pesquisa, sendo determinado ao nascimento. Em vista disso, estudos de subgrupos classificados a partir de variáveis observáveis após a randomização podem reproduzir resultados equivocados. A prematuridade tardia, a proximidade do termo e as indicações de parto imediato, também são fatores que podem mimetizar uma redução de complicações neonatais e responsividade ao corticoides, consequentemente impedindo a demonstração estatística de efeito e não descartando a possibilidade de persistência do efeito após sete dias.

Conclusões

Apesar das diretrizes atuais recomendarem a administração de corticoides entre 48 horas e 7 dias prévios ao nascimento, são necessários estudos para avaliar os efeitos da medicação após este período, utilizando uma metodologia adequada. Desse modo, esclarecendo se houve presença de fatores confundidores em estudos anteriores ou ausência de resultados após 7 dias.

Área

Categoria Sylla Matos para o pôster de Obstetrícia

Instituições

Hospital Universitário Júlio Muller - Mato Grosso - Brasil

Autores

ANA JULIA LEHMKUHL, Ana Flávia Schavetock Vieira, Caroline Warpechowski Lazaroto, Giordana Isabela Siqueira Callegaro, Kamila Barbosa Borges Cortes