Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho


Título

NODULO MAMARIO UNILATERAL NA PUBERDADE

Introdução

O processo de maturação do hipotálamo, que resulta na liberação de GnRH, é seguido pela produção e liberação de FSH e LH pela hipófise. Essas gonadotrofinas atuam nos ovários e estimulam a produção de esteroides sexuais, que agem nos órgãos alvo, como mamas e trato genital, promovendo o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. Este processo, a puberdade, inicia-se clinicamente pela telarca, seguida pela pubarca e menarca, e todo o processo pode levar em média 2 - 3 anos. O desenvolvimento inicial mamário, neste período, pode ser confundido e, também, ter como diagnóstico diferencial, a lesão sólida da mama.

Descrição do caso

Adolescente de 10 anos, trazida pela mãe, queixa-se de dor em mama direita há um mês, do tipo pontada, diária, com piora aos esforços e melhora ao utilizar compressas mornas e antiinflamatórios não esteroidais. Negava comorbidades, cirurgias prévias, internações e uso de medicações, com exceção de vitamina D. Negava pubarca ou menarca.
Ao exame físico, evidenciou-se broto mamário à direita e ausência de desenvolvimento mamário esquerdo, estágio de Tanner M2P1.
A paciente fora encaminhada por seu pediatra, devido a lesão sólida direita, circunscrita e hipoecoica a ecografia, de 2 centímetros de diâmetro, para exérese nodular.
Após examinar, o mastologista constatou tratar-se de um broto mamário. Como conduta, tranquilizou a mãe e a paciente quanto a se tratar de um quadro fisiológico, e suspendeu a exérese do nódulo.

Relevância

A telarca inicia-se com o aparecimento do broto mamário bilateral, porém em algumas jovens pode ser unilateral à princípio, sem alteração da normalidade.
Na literatura, são descritos casos de “exérese de tumorações mamárias” unilaterais em adolescentes que, na verdade trata-se de broto mamário, constituindo ato iatrogênico, pois a mama não se desenvolverá no local onde foi realizado o procedimento.

Comentários

Este caso contribui para o conhecimento e tranquilização do leigo e para a boa prática médica.

Área

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA MARTINS VASCONCELOS, Adrienne Pratti Lucarelli, Maria Marta Martins