Dados do Trabalho
Título
Avaliação dos parâmetros clínicos e metabólicos em mulheres no climatério com menopausa natural e cirúrgica
Objetivos
Avaliar os parâmetros clínicos e metabólicos das mulheres após a menopausa natural e cirúrgica.
Métodos
Estudo transversal em que analisamos 686 prontuários de mulheres após a menopausa natural e cirúrgica atendidas no Ambulatório de Climatério do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo entre o período de 2020 a 2022. O Grupo de mulheres após a menopausa natural era composto por 459 participantes e o Grupo após menopausa cirúrgica por 227. Os dados coletados dos prontuários foram: idade, idade da menopausa, tipo de menopausa, índice de massa corpórea (IMC), circunferência abdominal, pressão arterial, HDL-colesterol, triglicérides, glicemia jejum e uso de medicações (anti-hipertensivos, estativas e hipoglicemiantes orais). O teste estatístico utilizado foi o qui-quadrado e nível de significância foi de 5%. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo CAEE: 15455413.0000.5479.
Resultados
A média da idade do grupo estudado foi de 58,6 (DP±6,7) anos, sendo que a média da idade da menopausa no Grupo Menopausa Natural foi de 49,1 (DP± 4,6) anos e no Grupo Menopausa Cirúrgica de 43,7 (DP± 6,9) anos. Quando comparamos os Grupos não houve diferença entre os parâmetros clínicos e metabólicos. Em relação as medicações utilizadas (anti- hipertensivos, estatinas e hipoglicemiantes) também não houve diferença.
Conclusões
O tipo de menopausa não mostrou ser um fator de risco para alterações nos parâmetros clínicos e metabólicos das mulheres no climatério.
Área
Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia
Instituições
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
CAROLINA FURTADO MACRUZ, Karina Amar , Sonia Maria Rolim Rosa Lima