Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho


Título

CITOLOGIA ONCOTICA E O USO DE CONTRACEPTIVOS

Objetivos

Analisar o uso de contraceptivos e os resultados de citologia oncótica em mulheres na menacme, atendidas no Ambulatório do Hospital Universitário da Universidade de Toronto.

Métodos

Estudo observacional, comparativo e transversal, com amostra formada por 153 mulheres na faixa etária de 10 a 49 anos. Considerou-se os dados sociodemográficos, histórico geral de saúde e antecedentes ginecológicos/obstétricos. Utilizou-se planilhas para alimentar o software estatístico para realização de testes T de Student, análise da regressão logística, teste Qui-Quadrado, exato de Fisher e razão de verossimilhança.

Resultados

O grupo de contraceptivos hormonais combinados foram os mais utilizados (27,6%). Os progestagênios isolados representaram 13,1%. A não adoção de método contraceptivo foi percebida em 9,0% da amostra. Foram observadas alterações nos resultados de citologia oncótica de 89,1%, sendo 47% com ASCUS ou LSIL. Quando comparado com o uso de DIU de cobre, utilizar métodos combinados e de progestagênio isolado, ou fazer uso de métodos não hormonais, foi associado com maior chance de alteração na citologia oncótica.

Conclusões

Os fatores protetores para citologiaoncótica alterada incluem o uso de DIU de cobre, ocorrência de parto cesárea e abortamentos, enquanto ser solteira, estar divorciada há menos de 6 meses, e fazer uso irregular de método contraceptivo são considerados fatores de risco.

Área

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

Instituições

University of Toronto - - Canada

Autores

LUIS HENRIQUE ANDRADE