Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho


Título

LASER CO2: UMA ALTERNATIVA NO MANEJO DA INCONTINENCIA URINARIA.

Objetivos

Revisar os estudos publicados nas bases de dados, entre 2019 e 2023, que utilizaram o Laser de CO2 no tratamento da incontinência urinária (IU).

Métodos

Trata-se de uma revisão integrativa de caráter e objetivos observacionais e exploratórios. Foram utilizados os descritores “incontinência urinária”, “lasers”, “laser CO2” e “vagina” nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Lilacs e Cochrane. Foram incluídos os estudos originais, disponíveis em texto integral, na língua portuguesa, inglesa e espanhola, que atendiam ao tema e período propostos. Foram excluídas as duplicatas e as produções que, após a triagem e leitura na íntegra, não se adequaram à temática abordada nesse estudo.

Resultados

A revisão identificou um total de 38 estudos, desses, 12 foram elegíveis e, ao final, foram incluídos 10. Os artigos apresentaram heterogeneidade em relação aos parâmetros do laser como forma de tratamento no que diz respeito a potência, energia, duração das sessões e número de sessões. Entretanto, a maioria desses apontam melhora dos sintomas de incontinência urinária e, também, da qualidade de vidas das mulheres tratadas com laser CO2. Atualmente, o tratamento da IU é realizado com base em terapias comportamentais, fisioterapia pélvica e, em casos graves e refratários, cirurgia. Nesse contexto, as técnicas minimamente invasivas têm sido aprimoradas e o uso do Laser CO2 vem sendo uma alternativa promissora. Ranjbar (2022) e Alcalay (2020) apontam melhora significativa dos sintomas de IU a curto prazo, especialmente em mulheres no climatério. Em paralelo, Dabaja (2019) demonstra que o uso do Laser CO2 em associação a fisioterapia pélvica também é benéfico para o controle de sintomas em mulheres jovens.

Conclusões

Apesar de resultados positivos e promissores, a literatura ainda carece de estudos que identifiquem os benefícios e segurança dessa terapia a longo prazo.

Área

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

Instituições

Claretiano - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA CECILIA CAPELLOZA JORGE, LARISSA BORGES DA COSTA KALUME, MÁRIO DE CARVALHO LEON SAINT'YVES, MARCO ANTONIO BORGES KALUME