Dados do Trabalho
Título
PROJETO PLANTAR – SEMEANDO VIDAS – MATERNIDADE - OSS - SANTA MARCELINA DE ITAQUAQUECETUBA.
Objetivos
Incentivo e estímulo a conscientização para as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança
Métodos
A Maternidade OSS-Santa Marcelina de Itaquaquecetuba é uma instituição com atendimento exclusivo ao SUS que dista aproximadamente 40 km de São Paulo e é referência para gestação de alto risco para 11 municípios. São realizados, em média, 330 partos mensais. Em 2009 foi considerada a 7ª melhor maternidade do estado de São Paulo na análise das próprias pacientes.
Em 2019 iniciamos um projeto chamado Projeto Plantar – Semeando Vidas que foi idealizado há 21 anos pelo ginecologista Dr. Calixto Felipe Hueb da cidade de Macatuba, interior de São Paulo. Ele presenteava cada mãe na ocasião da alta com uma muda de planta com a sugestão que a mesma fosse plantada para crescer tal como aconteceria com o bebê. Muitas pacientes plantavam-nas junto com o coto umbilical da criança e dava à planta o mesmo nome da criança. Hoje são mais de 5.000 plantadas. “Na minha infância eu tive uma professora que me deu a muda de uma mangueira. Eu a plantei na época e até hoje ela dá manga pra caramba. Foi aí que comecei a pensar num projeto que melhorasse a saída da paciente do hospital”, contou o médico.
Baseando nesta iniciativa, antes da pandemia, começamos este projeto na maternidade com a entrega de mudas nativas e frutíferas na vigência da alta para mais de 700 mães. O projeto foi reiniciado e esperamos ofertar anualmente 3.000 mudas.
Resultados
Entrega 700 mudas
Conclusões
: Houve grande aceitação por parte das pacientes que ficaram estimuladas em colaborar com o plantio e perpetuação das árvores. Tal resultado nos motiva a manter o projeto com o objetivo de estreitar o vinculo das pacientes à nossa maternidade e promover maior conscientização sócio- ambiental.
Área
Categoria Sylla Matos para o pôster de Obstetrícia
Instituições
OSS Santa Marcelina Itaquaquecetuba - São Paulo - Brasil
Autores
EDGARD HARUO HOTTA, Eulalia de Oliveira Moriyama, Liliane Rosa de Camargo Guerreiro