Dados do Trabalho
Título
INCIDENCIA DE EPISIOTOMIA NA MATERNIDADE OSS - SANTA MARCELINA DE ITAQUAQUECETUBA.
Objetivos
: Estudo da incidência e as principais indicações da episiotomia no período de janeiro de 2022 a dezembro de 2022 na maternidade da OSS-Santa Marcelina de Itaquaquecetuba.
Métodos
Em relação a episiotomia, existem os defensores e os opositores. Atualmente vem ganhando força no cenário internacional e nacional, o movimento pela humanização do parto, o qual se apoia em proposta de mudanças do modelo e da prática assistencial, com base nas recomendações científicas atuais, bem como no que denominamos de uma prática baseada nos direitos das mulheres, com vistas a uma maternidade segura.
Resultados
Foram realizados 3.499 partos no período, sendo partos normais 2.678 (76,6%) e cesáreos 821 (23,4%). Foram realizadas 442 (16,5%) episiotomias. Entre as indicações estão, rigidez perineal 386 (87,3%), períneo curto 23(5,3%), abreviação sofrimento fetal 22 (5%), macrossomia 6 (1,3%), variedade da apresentação 3 (0,6%) e distocia ombro 2(0,5%). Foram identificadas 7 (1,5%) casos laceração 3º grau e 2 (0,4%) de 4º grau. Todas as pacientes tiveram uma evolução satisfatória.
Conclusões
Entendemos que o recomendado de taxa de episiotomia pela Organização Mundial de saúde é de aproximadamente 10%, entretanto cada caso deverá ser pormenorizado, respeitando sempre o desejo da paciente.
Área
Categoria Sylla Matos para o pôster de Obstetrícia
Instituições
OSS Santa Marcelina Itaquaquecetuba - São Paulo - Brasil
Autores
EDGARD HARUO HOTTA, Eulalia de oliveira Moriyama, Lucas Mitchiguian Hotta, Liliane Rosa de Camargo Guerreiro, Sarah Roberta Vieira Mantoan, Felipe Moulin, Sheila Fonseca de Oliveira