Dados do Trabalho
Título
Desfecho favorável em tratamento de reprodução assistida em paciente com múltiplos fatores de mau prognóstico
Introdução
Determinadas condições são consideradas fatores de mau prognóstico para os tratamentos em reprodução assistida, principalmente se combinadas. Miomas que distorcem a cavidade interferem na implantação embrionária devido a inflamação endometrial e alterações vasculares e a endometriose reduz a resposta ao tratamento. Pacientes com idade maior que 40 anos, menos de três oócitos coletados em ciclos de estimulação convencionais, alteração de hormônio antimulleriano (AMH <0,5 a 1 ng/ml) e baixa contagem de folículos antrais (<5 a 7) são consideradas pouco responsivas aos protocolos. Nessa faixa etária, estima-se que 70% das mulheres não consegue engravidar nas três primeiras transferências embrionárias, provavelmente pela qualidade dos embriões.
Descrição do caso
NAFG, 42 anos e JMG (parceiro), 44 anos, diagnosticados com infertilidade conjugal primária há 10 anos. Paciente apresentava múltiplos fatores de mau prognóstico para tratamento em reprodução assistida: três falhas de implantação em transferências embrionárias prévias, reserva ovariana diminuída, idade maior que 40 anos, miomatose uterina com distorção de cavidade (FIGO 3), endometriose e endometrite evidenciada na histeroscopia. Realizou indução da ovulação com gonadotrofinas, aspiração folicular e recuperação de 2 oócitos. Após fertilização por ICSI, realizada transferência de 2 embriões em dia 3 de evolução embrionária. Alcançado o desfecho favorável de gestação única e tópica, com resolução satisfatória com recém nascido vivo a termo.
Relevância
A adequada propedêutica na infertilidade conjugal nos permite determinar de maneira objetiva a probabilidade de gestação, mas nunca determinar a certeza da impossibilidade de gestar. A relevância de casos com mau prognóstico e desfecho favorável é reforçar a importância da averiguação dos fatores de risco.
Comentários
Desta forma é possível trabalhar os fatores modificáveis para maximizar as chances de sucesso e alinhar expectativas em relação aos fatores não-modificáveis, ou seja, foi ponderada a indicação cirúrgica do mioma e a postergação do tratamento considerando a chance de gestação por fertilização in vitro aos 42 anos
Área
Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
ANA CAROLINA DE SOUZA MANGRICH, Paula Helena Berti, Cristiano Eduardo Busso, Karina Silveira Leite Tafner, Rodrigo Sabato Romano, Leopoldo De Oliveira Tso, Newton Eduardo Busso