Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Santa Casa de São Paulo

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA RADIOFREQUENCIA FRACIONADA MICROABLATIVA NA MORFOMETRIA DO EPITELIO VAGINAL EM MULHERES APOS A MENOPAUSA COM SINDROME GENITURINARIA

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos da radiofrequência fracionada microablativa (RFFMA) na morfometria do epitélio vaginal de mulheres após menopausa com síndrome geniturinária.

Métodos

Estudo clínico prospectivo, com 18 mulheres após a menopausa, que realizaram cinco visitas ao Ambulatório de Climatério da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no período de setembro de 2019 até abril de 2023. Todas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Na visita 1, realizamos anamnese, exame físico geral e ginecológico, coleta de exames complementares, informando as pacientes sobre o protocolo de pesquisa. Na visita 2, realizamos a coleta de biópsia vaginal e a primeira aplicação da RFFMA (T0). As visitas 3 e 4 foram de acompanhamento e novas aplicações da RFFMA, totalizando 3 aplicações, com 30 dias de intervalo cada. Na última visita, fizemos exame físico e a última coleta de biópsia de vagina (T3). A variação histológica e morfométrica de T0 e T3 foi analisada no microscópio de luz (Axioscop 40 – Zeiss), sob objetiva de aumento 400x no Departamento de Patologia da Santa Casa de São Paulo. Para as análises estatísticas foram utilizados os testes de Wilcoxon.

Resultados

Ao analisar a variação morfométrica de T0 e T3, obtemos que a média da espessura do epitélio vaginal foi de 0,068 mm no início do tratamento e após 90 dias foi de 0,1988 mm. Houve aumento significante de T0 para T3 (p<0,008). Onze mulheres aumentaram a espessura do epitélio vaginal em média 373,66% e três mulheres diminuíram em 17,24% de T0 para T3.

Conclusões

O presente estudo permitiu-nos concluir que três aplicações da radiofrequência fracionada microablativa (RFFMA) em mulheres após a menopausa promoveu o aumento significante nos valores da espessura do epitélio vaginal.

Palavras chaves: Atrofia Vulvovaginal, Climatério, Menopausa , Doenças urogenitais femininas, Vagina e Ablação por Radiofrequência

Área

Categoria Ayres Neto para o pôster de Ginecologia

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

NINA CAETANO BOCANEGRA